Neoseeker : Metroid Fusion : Metroid Fusion FAQs : Metroid Fusion FAQ/Walkthrough (Portuguese)

Metroid Fusion FAQ/Walkthrough (Portuguese)

by Ressei   Updated to v1.2 on

Metroid Fusion - FAQ/Walkthrough

Plataforma: Game Boy Advance

Autor: Ressei

Tipo de Jogo: Ação

Versão: 1.2 (Última Atualização: 15/02/10)

Este arquivo é Copyright, André Onofre, 2004-2010. Todos os direitos reservados.

1- Atualizações

VERSÂO 1.2 - 15/02/04

Depois de muito tempo, voltando a atualizar a FAQ. Formato readaptado ao novo estilo de Formatted FAQs e detonado escrito até o fim da missão 13. A tabela de itens será feita na próxima atualização.

VERSÂO 1.1 - 21/02/04

A seção de dicas está pronta e o detonado está feito até o fim do Sector 4, com as estratégias de seus chefes na respectiva seção. Mas, qualquer dúvida em um ponto mais distante do jogo, pode enviar um e-mail, pois eu lembro muita coisa (mesmo) do jogo.

VERSÃO 1.0 - 08/02/04

Nesta versão, quase todas as seções estão prontas, menos o detonado, que está escrito até o fim do Sector 1, a seção de chefes, que só contém as estratégias para os dois primeiros inimigos e a seção de dicas, que estará pronta na próxima versão desta FAQ.

2 - Copyright

Este arquivo é copyright (c), André Onofre 2004-2010. Todos os direitos reservados. O arquivo foi todo escrito por mim, exceto pelas informações cedidas pelas pessoas contidas nos créditos. Nenhum website tem permissão para copiá-lo e usá-lo como desejar, exceto os sites abaixo:

GameFAQs (http://www.gamefaqs.com)

NeoSeeker (https://www.neoseeker.com)

Se você deseja copiar esta FAQ para uso pessoal, pode fazê-lo. Pode até imprimi-la para dividir com alguém que precise de ajuda no game também. Mas, nem pense em mandar um e-mail para mim pedindo autorização para coloca-lo em seu Website, pois a resposta será um alto e sonoro NÃO! Outra coisa permitida é: se quiser usar algum trecho da FAQ em seu site, mande um e-mail para andrelealonofre@gmail.com mencionando a parte que quer copiar e o endereço do seu site. Se eu autorizar, eu direi o que você deve fazer depois.

3 - Introdução

Todos sabem que Super Metroid para Super NES é considerado um dos melhores games para o console da Nintendo. Todos os fãs aclamavam por uma continuação, que, infelizmente, não saiu. Agora, dez anos depois do sucesso de Super Metroid, Metroid Fusion chega ao portátil mais popular do mundo na melhor hora possível. Essa é a verdadeira continuação de Super Metroid, tanto no enredo (já que este game acontece logo depois dos eventos de Super Metroid) quanto no estilo de jogo, em 2D (um dos motivos pelo qual a série se tornou tão famosa).

4 - História

Com a extinção dos Metroids no planeta SR388, o ecossistema se reestruturou. A Galactic Federation enviou uma estação espacial denominada Biologic Space Labs para monitorar o crescimento de vida no planeta, e Samus Aran foi designada para escoltar os cientistas.

Durante a exploração, ela foi infectada por uma forma de vida parasita conhecida por "X" - sem os seus inimigos naturais, os Metroids, os parasitas X dominaram SR388. Os organismos nocivos se multiplicaram pelo corpo e até mesmo pela armadura de Samus. Partes de sua couraça foram removidas cirurgicamente, mas os parasitas alcançaram o sistema nervoso de Samus, deixando-a com poucas chances de sobrevivência.

Contudo, os cientistas produziram uma vacina com DNA de Metroid, extraído das células conservadas na larva trazida por Samus de SR388. Ao receber o composto, a garota rapidamente recobrou os sentidos e os parasitas foram eliminados.

Mas um desastre maior já havia acontecido: os parasitas X enviados para estudos ao Biologic Space Labs, fugiram do controle e se espalharam pela estação. Samus imediatamente seguiu para o local, a bordo da nave que a Federação providenciou.

5 - Controles

Esquerda/Direita: Move Samus

Cima: Mirar para cima

Baixo: Abaixar / Virar Morph Ball (pressionado duas vezes)

Botão A: Pular

Botão B: Atirar / Carregar Ataque (Pressionado)

Botão R: Acionar Mísseis (em pé) e Power Bombs (com Morph Ball) / Acessa o inventário na Tela do Mapa

Botão L: Mirar nas diagonais

Botão Start: Tela do Mapa

6 - Curso Básico

Portas: Em Metroid Fusion, existem portas de cinco cores diferentes: cinzas, azuis, verdes, amarelas e vermelhas. No início, apenas as cinzas podem ser abertas, mas no decorrer do jogo, as outras portas poderão ser abertas.

Parasitas X: Durante o game, você encontrará diversos tipos de parasitas, que podem ser absorvidos por Samus com apenas um toque. Eis os tipos de parasitas e o que eles fazem:

  • Amarelos: Restauram 10 pontos de energia.
  • Azuis: Se tocado, ele congela você por um curto periodo. Depois de obter a Varia Suit, eles restauram 30 pontos de energia.
  • Verdes: Restauram 2 Míssies e Power Bombs.
  • Vermelhos: Restauram uma grande quantidade de energia, Mísseis e Power Bombs.
  • Parasitas Gigantes: Apenas chefes liberam esses parasitas. São iguais aos vermelhos e ainda conferem a Samus uma habilidade nova.

Navigation, Save, Recharge e Data Rooms: Existem quatro salas especiais, que podem ser encontradas em vários lugares do Biologic Space Labs: a Navigation Room, a Save Room, a Recharge Room e a Data Room. Abaixo, estão as suas funções.

  • Navigation Room: Nesta sala você poderá conectar-se com Adam, o computador da sua nave, e conversar com ele. Ouça-o com muita atenção, pois ele dirá o que você deve fazer e para onde ir. Está marcada nos mapas com a letra "N".
  • Save Room: Nesta sala você poderá salvar o seu progresso. Está marcada no mapa com a letra "S".
  • Recharge Room: Nesta sala você terá a possibilidade de recarregar toda a sua energia, Mísseis e Power Bombs. Apenas aproxime-se do painel e pressione o botão A. Está marcada no mapa com a letra "R".
  • Data Room: Existem poucas destas salas, mas elas são de suma importancia para o andamento do game. Nela, é possivel fazer o download de novas habilidades enviadas pelo HQ. Esta marcada no mapa com a letra "D".

Técnicas Avançadas

  • Wall Jump: Pule em direção a uma parede e, quando estiver encostado nela, coloque rapidamente na direção contrária e aperte o botão de Pulo.
  • Bomb: Depois de fazer o download do item Bomb Ball, coloque para baixo duas vezes (para virar Morph Ball) e aperte o botão de tiro.
  • Charge Beam: Após recuperar a habilidade Charge Beam, segure o botão de tiro para deixar seus ataques mais poderosos. Isso também vale para os ataques com bombas.
  • Super Jump: Após recuperar o Speed Booster corra para uma direção qualquer e, quando você começar a brilhar, aperte para baixo. Feito isso, você terá carregado um Super Jump. Depois de carregado, o Super Jump precisa ser direcionado para algum lugar ou perderá seu efeito. Para direcionar o pulo, apenas pule e coloque na direção desejada, e caso queira direcionar seu pulo para a diagonal, segure os botões L ou R enquanto pula.

7 - Detonado

Observação: Para tirar melhor proveito do detonado, imprima a Listagem e Ordem dos Itens para marcar os itens pegos durante a sua jornada. Assim, quando você ver escrito "... (Item 001) ..." é porque é o item 001 da lista. Vale lembrar que os upgrades obtidos via download ou absorvidos pelos parasitas gigantes não contam para a porcentagem final do jogo e, consequentemente, não estão na lista.

Missão 01

Main Deck (MM)

Assim que tiver o controle de Samus, siga para a esquerda o máximo que puder e, quando encontrar uma parede, escale os blocos e entre na porta do topo (ignore a porta vermelha). Siga mais um pouco para a esquerda para chegar à Navigation Room.

O computador dirá que a Quarantine Bay está próxima. Saia da Navigation Room, suba pelas plataformas e siga pela porta da esquerda. Caia e entre na outra porta da esquerda para chegar na Quarantine Bay.

Pule as caixas amarelas e destrua o inimigo que encontrar com seus tiros. Ele deixará um parasita amarelo. Absorva-o e volte para a Navigation Room. Lá, o computador dirá que os especimes de parasitas X que estavam na Quarantine Bay escaparam e se espalharam pelo lugar. Ele ainda conta que a nova armadura de Samus a deixa imune aos parasitas e que eles restauram sua energia e suas armas. Por fim, ele detecta uma energia massiça numa área do Main Deck (ele marcará o local no mapa) e dirá para você ir até lá, pois está poderá ser a chance de acabar de uma vez por todas com os parasitas X remanescentes.

Saia da Navigation Room pela direita, suba e atire na primeira porta cinza que encontrar para abri-la. Entre por ela, destrua o inimigo lá dentro e continue pela direita para chegar à Save Room. Pise na plataforma central para salvar seu progresso. Continue pela direita e suba pelas plataformas. Entre pela segunda porta cinza que encontrar para chegar à Navigation Room, onde o computador dirá que o HQ está enviando mísseis através da Data Room.

Saia da Navigation Room, pule pelas plataformas, entre na porta cinza e suba o elevador. Siga para a esquerda, ande um pouco e suba pelas plataformas. Entre na porta cinza de cima e ignore a Navigation Room por enquanto. Siga para a esquerda e você chegará à Data Room. Fique no painel central para fazer o download dos Mísseis .

Volte para a Navigation Room e o computador dirá que o elevador parou de funcionar. Saia da e pule pelas duas plataformas no ar. Na segunda, você verá uma marca rosa na parede. Atire um Míssil lá para revelar uma passagem secreta. Siga por ela para chegar num tunel secreto.

Assim que chegar, você verá um inimigo verde bloqueando o seu caminho. Atire três mísseis nele para derrota-lo. Pise no lugar onde ele estava para revelar um buraco, pule a plataforma e atire na parede da esquerda para abrir caminho. Siga para a direita até cair num buraco no chão e depois para a esquerda até cair em outro buraco. Use os espinhos da parede para subir e caia no buraco do lado direito. Caia no outro buraco à esquerda e, do lado direito, você encontrará alguns Mísseis (Item 001), . Agora entre na passagem da parede da esquerda para chegar numa sala com dois degraus. Atire no segundo degrau para revelar mais Mísseis (Item 002), . Volte e siga para a direita para sair do tunel.

Siga para a direita, mate o inimigo, suba as escadas da esquerda e entre na porta cinza da direita para chegar numa Save Room. Salve seu progresso e volte. Siga para a direita até encontrar um inimigo vermelho bloqueando uma porta. Preste bastante atenção: quando o olho do inimigo se abrir, atire um Míssil, mas somente se ele não brilhar. Se o olho brilhar, o Míssil não fará nada e o inimigo soltará uma rajada para cima de você (apenas pule para evitar danos). Três Mísseis darão conta do inimigo. Pegue o parasita vermelho que ele deixar e entre pela porta.

Use as plataformas das paredes para chegar à plataforma do topo. Caia no chão e use as plataformas novamente para chegár ao lugar com o seu primeiro Energy Tank (Item 003), . Na mesma plataforma que você pegou o Energy Tank, fique na ponta direita, aponte o canhão para o teto e atire dois Mísseis para revelar uma passagem que o levará até mais um Energy Tank (Item 004), . Agora volte e caia no buraco para encontrar o primeiro chefe do game, Armadillo. Dê uma olhada na seção de chefes para saber como derrota-lo.

Absorva o parasita X para recuperar a habilidade Morph Ball. Use-a para poder passar pela pequena passagem na parede da esquerda. Depois, pule os pedregulhos e entre pela passagem estreita na parede da esquerda. Continue o caminho para entrar em outro túnel.

Use os espinhos na parede para chegar ao outro lado e suba a segunda corda de espinhos que encontrar. Mire seu canhão na pequena passagem da parede da esquerda e atire para abrir caminho. Agora, apenas siga para a esquerda para sair do túnel.

Siga para a esquerda, passe pela Save Room (salve se quiser), desça e entre na Navigation Room. Após receber as instruções, saia pela direita, pule as plataformas e use a habilidade Morph Ball para entrar na pequena passagem da parede da direita, onde você encontrará maisn alguns Mísseis (Item 005), . Volte, pule as plataformas e entre pela porta da esquerda.

Pule para a plataforma da esquerda, use a habilidade Morph Ball para prosseguir e continue indo para a esquerda até encontrar o elevador. Desça por ele. Então, uma explosão ocorrerá e um clone de Samus aparecerá. Ele destruirá a porta à frente e irá embora. Voltando ao controle de Samus, siga para a esquerda e entre pela porta. Pegue o elevador 1 para chegar ao Sector 1 (SRX).

Missão 02

Sector 1 (SRX)

Siga para a direita para chegar à Navigation Room. Sua missão será destruir os 5 estabilizadores atmosféricos espalhados pelo setor.

Depois de passar pela Save Room e Recharge Room, caia no chão e siga para a direita, entrando na porta que encontrar. Mate os inimigos e depois use três Mísseis no inimigo verde para prosseguir. Suba para a plataforma superior, siga para a direita, caia no chão e suba na pequena plataforma da esquerda para ver o primeiro estabilizador. Atire três Mísseis para destruí-lo. Entre pela porta da direita para prosseguir.

Destrua os inimigos vermelhos e use a habilidade Morph Ball para entrar pela passagem no chão e pegar um Energy Tank (Item 006), . Volte e entre pela porta da direita. Pule o buraco e entre na outra porta da direita para chegar na sala do segundo estabilizador. Atire na parede para liberar o caminho, siga o caminho, pule na plataforma superior e siga para a esquerda até chegar na parede. Atire no teto, pule e siga para a direia para ver o estabilizador no teto. Três mísseis serão suficientes para destruí-lo. Depois disso, saia da sala.

Desça um pouco e entre na porta cinza da esquerda que encontrar. Siga pelo corredor e, quando sair, entre na outra porta da esquerda. Agora, use os espinhos no teto para ir para a esquerda e pegar alguns Mísseis (Item 007), . Volte e saia da sala.

Desça pela sala até o final (se quiser destruir os inimigos roxos, use mísseis) e entre na porta cinza da direita. Passe pela sala com água para chegar na sala do terceiro estabilizador. Use os espinhos do teto para avançar, depois suba pelos espinhos da parede da direita e use os três mísseis para destruir o estabilizador. Depois, saia pela porta da direita.

Passe pelas duas salas da direita para chegar na sala do quarto estabilizador. Escale a parede com a ajuda das plataformas e use os espinhos do teto para alcançar o estabilizador. Novamente, três mísseis o destruirão. Agora, siga para a esquerda e entre na porta para pegar mais Mísseis (Item 008), . Volte para a sala do estabilizador e saia pela porta do canto inferior direito.

Use os espinhos das paredes para subir pela sala, usando mísseis para destruir os inimigos, e entre pela porta cinza da esquerda no final. Atinja o swich para abrir o caminho e siga pela porta. Você chegará numa sala com água. Primeiro, livre-se dos inimigos. Depois, suba nos espinhos do teto e siga para a esquerda. Atire na parede para revelar a passagem e siga por ela, entrando na porta.

Caia no chão, passe pela parte estreita com a Morph Ball e suba pelos espinhos da parede. Destrua o inimigo da porta com três mísseis (lembre-se de que você só deve acerta-lo quando o olho amarelo NÃO piscar) e entre na sala. Siga para a esquerda e acerte a bola da estátua. Tente pegá-la e ela se transformará no segundo chefe do game. Visite a seção de chefes para saber como derrotá-lo.

Absorva o parasita para recuperar a habilidade Carge Beam. Saia da sala pela porta do canto superior direito (use as plataformas para chegar lá) e, na outra sala, atire no teto para revelar o caminho. Suba e use os espinhos do teto para atirar na parede da esquerda e revelar outra passagem. Dentro dela, alguns Mísseis (Item 009),

Volte e entre na porta cinza da direita para chegar na sala do último estabilizador. Siga para a direita, caia no chão, depois para a esquerda e vire Morph Ball para passar pela parte estreita. Suba na plataforma e atire na parede para revelar uma brecha para atirar os três mísseis e acabar com o estabilizador. Depois, saia pela porta da direita.

Atire no switch para abrir caminho e passe pela porta. Suba pelas plataformas e entre pela porta da direita para chegar em uma Save Room. Salve o jogo se quiser e atire no bloco rachado da parede da direita para revelar uma passagem. Para entrar nela, pule e, antes de cair, vire Morph Ball e mantenha o direcional da direita pressionado para entrar na passagem. Você chegará numa sala com duas paredes bem altas. Use o Wall Jump (veja a seção "Curso Básico" para saber como fazer um Wall Jump) para subir e encontrar mais Mísseis (Item 010), .

Missão cumprida. Volte e entre pela porta da esquerda. Suba pelas plataformas e entre na porta da esquerda que estiver no ponto mais alto. Agora, apenas siga para a esquerda até encontrar uma porta azul. Agora suba e entre na porta cinza e vá para a Navigation Room. Sua próxima missão será no Sector 2 (TRO). Saia e pegue o elevador para lá.

Missão 03

Sector 2 (TRO)

Ao chegar, entre na Navigation Room. Depois das instruções, passe pelas Save e Recharge Room até a outra sala.

Desça o máximo que puder e, quando um bloco que bloqueia a passagem, atire nele para destruí-lo. Caia, siga para a direita, suba e entre na porta cinza da direita. Continue indo para a direita até poder subir. Suba e entre na porta cinza da esquerda para chegar na Security Room. Fique em cima do painel para ativar as portas Lv.1 (azuis).

Volte para o lugar onde o bloco impedia a sua passagem e entre na porta cinza da esquerda. Na nova sala, siga novamente para a esquerda até a sala seguinte. Agora suba, siga para a esqurda e entre na porta azul para chegar na Data Room e fazer o download da habilidade Bomb Ball.

Quando voltar, você ouvirão uma explosão. Ignore-a por enquanto. Siga para a direita e fique na pequena plataforma que há ali. Coloque algumas bombas lá para descobrir uma passagem que o leva a uma carga de Mísseis (Item 011), . Agora desça e siga para a esquerda e coloque uma bomba no canto esquerdo para revelar uma passagem no chão. Siga para a direita (entre na porta cinza se quiser salvar o game) e depois para a esquerda, entrando na porta.

Suba e fique na plataforma alta, virado para a parede da esquerda. Abaixe-se e atire dois Mísseis na parede para revelar uma abertura. Entre por ela e coloque bombas do lado esquerdo do bloco no chão para revelar um pilar que o ajudará a alcançar os Mísseis (Item 012), .

Desça até não poder mais coloque bombas no chão para revelar o caminho. Continue descendo, colocando bombas nos blocos para destruí-los até encontrar uma porta cinza na esquerda. Entre nela, desça e entre na outra porta cinza da direita.

Siga um pouco para a direita e coloque bombas no chão para abrir caminho. Desça mais um pouco e você encontrará um dos inimigos vermelhos na cor azul. Se precisar de energia e/ou mísseis, derrote-o, pois ele deixará para trás um parasita vermelho. Depois, vire Morph Ball e coloque uma bomba no canto direito do chão para revelar uma passagem que o leva a mais Mísseis (Item 013), . Para voltar, atire no teto. Siga para a direita e entre na porta cinza.

Pule a primeira parede, caia, destrua os inimigos e coloque bombas no chão para revelar um pilar que o ajudará a prosseguir. Entre na porta cinza da direita. Agora suba e entre na terceira porta cinza da direita. Siga para a direita até encontrar um Energy Tank (Item 014), . Na mesma sala, atire no chão para revelar o caminho, destrua o olho que bloqueia a porta e prepare-se para o chefe da missão. Olhe a seção de chefes para saber como derrotá-lo.

Absorva o parasita para recuperar não uma, mas duas habilidades: Hi-Jump e Jump Ball. Siga para a esquerda até encontrar uma porta cinza destruida. Coloque uma bomba ali para abrir uma passagem no chão. Ao cair, você verá SA-X andando, calmamente. Espere que ele saia da sala, já que enfrenta-lo agora seria pedir para morrer, e estoure o canto direito da plataforma para sair da sala.

Suba um pouco e entre na primeira porta cinza da esquerda que encontrar. Use os espinhos do teto para atravessar o lago e encontrar alguns Mísseis (Item 015), . Agora caia no lago, mate os inimigos e coloque bombas no chão para revelar um pilar de ferro. Use-o para chegar na porta da esquerda. Coloque mais bombas no chão para revelar outro pilar de ferro. Suba nele e use o Jump Ball para alcançar o ponto diferente da parede e colocar uma bomba ali para estourá-la e alcançar os Mísseis (Item 016), . Na volta, estoure uma bomba no bloco para surgir um pilar e ajudar você a passar.

Saia da sala do lago e suba o máximo que puder, entrando na porta cinza da direita. Continue para a direita até poder subir e suba. Fique na pequena passagem da direita e estoure uma bomba para encontrar mais Mísseis (Item 017), . Volte e siga para a esquerda, pela passagem estreita. Estroure uma bomba no bloco, suba e entre na porta azul da direita. Mate os inimigos e colque bombas na parede da direita para encontrar uma passagem com mais Mísseis (Item 018), . Volte, siga para a esquerda e entra na porta cinza do meio. No fim da sala, mais alguns Mísseis (Item 019), .

Missão cumprida. Volte para a Navigation Room. Depois da conversa, saia do Sector 2 e siga para a direita, descendo pelo elevador 4 para chegar ao Sector 4 (AQA).

Missão 04

Sector 4 (AQA)

Depois de receber as instruções, passe pelas duas salas e siga para a esquerda, entrando na porta cinza. Passe pela outra sala e você chegará num lugar com água (e verá a eletricidade correndo nela). Suba e coloque bombas na parte superior da parede da esquerda para abrir caminho e use as plataformas para atravessar a sala e entrar na porta cinza da esquerda.

Siga pelo caminho de cima e entre na porta cinza dentro do tanque d'água. Agora suba, siga para a direita e suba novamente para encontrar um Energy Tank (Item 020), . Agora volte para a sala com os tanques d'água e pegue o caminho de baixo. Atire no teto para revelar a passagem, suba na plataforma e coloque uma bomba ali para revelar espinhos no teto. Use-os para chegar ao outro lado. Depois atire no teto para revelar uma passagem e suba.

Suba os epinhos da parede da esquerda e você encontrará uma passagem que o levará a mais Mísseis (Item 021) . Volte para a sala anterior e use bombas na parede da esquerda para revelar o caminho. Siga para a esquerda e entre na porta cinza que encontrar.

Atire no teto e escale os epinhos para subir na plataforma. Passe para o outro lado da sala com os espinhos do teto, depois atire no teto para prosseguir. Atire no bloco azul, suba, use os espinhos do teto para passar e atire no chão para continuar. Suba e entre na porta cinza.

Você chegará numa Save Room. Salve e atire um no bloco rachado para revelar uma passagem. Na sala seguinte, use uma bomba para poder chegar até a porta. Agora, atravesse o tanque até o outro lado e entre na porta. Suba, caia na água e mate o inimigo da porta. Pegue o parasita vermelho e entre na sala seguinte para enfrentar Serris. Olhe a seção de chefes para saber como derrota-lo.

Você recuperará a habilidade Speed Booster. Saia pela porta do contao superior direito. Na outra sala, siga para o extremo direito da sala e coloque bombas na parede da esquerda para abrir caminho. Mate os inimigos e siga para a esquerda até encontrar a parede. Agora, vire-se e corra para a direita. Com a alta velocidade, você quebrará o chão e abrirá caminho.

Estoure uma bomba na parede da esquerda para brir uma passagem. Estoure mais duas bombas no canto esquerdo da passagem para revelar espinhos na parede da direita e alguns Mísseis (Item 022), . Suba nos espinhos e atire dois Mísseis na parede para poder passar. Passe por ela, desça e atire na parede da direita para revelar um caminho até outra carga de Mísseis (Item 023), .. Caia, siga para a esquerda e caia novamente.

Retorne até a sala com uma porta cinza na esquerda e uma azul na direita (olhe o mapa do game para achar o caminho). Lá, entre na porta azul e corra para a esquerda para quebrar a parede e acione o computador para baixar o nnível da água. Embaixo do computador, você encontrará uma carga de Mísseis (Item 024), . Siga para a direita, atire no teto e saia da sala.

Retorne para a sala com os espinhos no teto. Desça para o lugar onde a água ficava, mate os inimigos, siga para o canto esquerdo e corra para o lado direito para abrir a parede. Na nova sala, você encontrará mais Mísseis (Item 025), .

Missão cumprida. Quando sair pelo quando direito, tenha certeza de ter velocidade para quebrar o bloco azul. Siga para a direita até chegar numa sala pequena com um inimigo. Derrote-o e o parasita dará origem ao mesmo inimigo, numa versão dourada. Dois Mísseis serão suficiêntes para mata-lo. Agora, apenas siga para a Navigation Room.

Lá, o computador dirá que o HQ o download dos Super Mísseis para você e que você deve ir ao setor 3 para baixá-lo. Saia do Sector 4, siga para a esquerda e pegue o elevador 3 para entrar no Sector 3 (PYR).

Missão 05

Sector 3 (PYR)

Passando pelas três salas iniciais, desça o máximo possível, atirando nos blocos para destruí-los. Entre na porta cinza da direita e encoste no portão. Saia correndo atirando para a esquerda e, quando passar pela porta cinza da esquerda, você vai abrir a parede. Logo após a primera lombada no chão, coloque algumas bombas para abrir uma passagem. Na nova sala, atire no teto para encontrar uma carga de Mísseis (Item 026), .

Suba e encoste na parede da direita. Comece a correr e quando chegar na segunda lombada do chão, pule para quebrar os blocos na parte de cima da tela. Vire bolinha e estoure a pequena passagem à esquerda para chegar à Security Room e destravar as portas verdes.

Saia da sala e destrua os inimigos do corredor. Depois, corra em direção à parede da direita para quebrá-la (pule na lombada próxima). Continue indo para a direita até o portão metálico. Pule na plataforma superior e atire alguns mísseis no inimigo da parede para derrotá-lo. Vá para onde ele estava e você cairá do outro lado do portão. Atire no switch para a abrí-lo e encoste na porta cinza (não a abra). Corra para a direta e, na outra sala, você vai abrir uma passagem no chão. Caia nela e entre na porta.

No corredor vertical, suba e entre na porta cinza da esquerda. Estoure uma bomba no meio da parte da esquerda e entre pela passagem para encontrar alguns Mísseis (Item 027), . Estoure mais bombas próximo ao local onde a carga estava e prossiga pela passagem de cima. Continue fazendo isso até encontrar uma porta verde na direita. Agora, apenas siga para a direita até encontrar a Data Room, onde você fará o donwload dos Super Mísseis, tornando esta arma três vezes mais forte.

Siga para a esquerda até encontrar um buraco no chão. Caia nele, entre pela porta da direita e passe pela Save Room e Recharge Room. Mate os inimigos com seus novos mísseis na sala seguinte e pegue outra carga de Mísseis (Item 028), . Recarregue-se, salve seu jogo e volte pelo buraco. Vá para a porta da esquerda e você ouvirá um estrondo. Siga para a direita e você encontrará mais um chefe, o Security Robot. Consulte a seção de chefes para saber como vencê-lo.

Suba nas plataformas que cairam e siga todo o caminho para a esquerda. Quando cair, estoure uma bomba na parede da esquerda para prosseguir e você verá alguns blocos no teto. Estoure uma bomba no chão para revelar um pilar de ferro e continue estourando os blocos do teto para revelar um Energy Tank (Item 028), . Siga para a esquerda, estoure os blocos para avançar e você estará na sala incial do setor. Volte para a Navigation Room e você será direcionado para o Sector 6 (NOC).

Missão 06

Sector 6 (NOC)

Na Navigation Room, o computador dirá que a Varia Suit está disponível para download na Data Room mas que, até lá, você deve tomar cuidado com os parasitas X de gelo. Bastar atirar neles para que fiquem paralisados por algum tempo.

Siga todo o caminho para a direita. Quando chegar na sala mais escura e começar a descer, estoure algumas bombas na parede da esquerda para revelar uma passagem que o levará a uma carga de Mísseis (Item 029), . Saia, destrua o inimigo roxo com mísseis e, na parede da direita, estoure bombas para abir outra passagem. Estoure bombas na parte de cima para revelar o caminho correto até o o Energy Tank (Item 030), . Volte, suba e entre na porta da direita.

A partir de agora, tome cuidado com os parasitas azuis. Atire no primeiro deles e corra até a próxima porta à direita. Depois, desça todo o corredor vertical e entre na porta cinza mais embaixo. Agora, dê toda a volta na sala, tomando muito cuidado com os parasitas azuis e entre na porta cinza no sudoeste da sala. Passe pela sala seguinte correndo para quebrar a parede da esquerda, desça pelos espinhos da parede e continue seguindo para a esquerda. Você chegará numa sala com um Energy Tank (Item 031), . Estoure uma bomba na plataforma do energy tank e você encontrará uma passagem. Desça por ela e siga para a direita até encontrar uma parede.

Estoure bombas rapidamente e siga para a esquerda até a porta. Você verá SA-X entrando na sala. Acompanhe-o lentamente e, quando ele deixar uma Power Bomb no chão, corra para a esquerda para evitar o dano. Então, fique escondido na parte direita e você ouvirá o SA-X abrir a porta inferior e sair da sala. Agora saia e entre pela porta que ele abriu.

Na nova sala, mate os inimigos e atire na parede da esquerda. Siga pela passagem e, na sala seguinte, tome cuidado ao atirar nos blocos, pois muitos deles contêm parasitas azuis. Atire somente nos blocos mais à esquerda e entre pela passagem escondida na parede. Mate os inimigos e entre na plataforma estreita. Atire algumas bombas alí e você encontrará Mísseis (Item 032), . Volte, salve o jogo se quiser na Save Room próxima e siga para a direita até chegar à Data Room.

Você verá um parasita fazendo o download de sua Varia Suit e, logo após terminar, o terminal será danificado. Siga para a direita e você poderá enfrentá-lo. Consulte a seção de chefes para saber como derrotá-lo. Ao absorver o parasita, você obterá a Varia Suit. Os parasitas azuis não serão mais problema para você e, de quebra, restaurarão 30 pontos de energia ao serem absorvidos.

Siga pela porta da direita e depois entre na outra porta. Suba pelos espinhos da parede da direita e veja que os parasitas azuis já não lhe causam danos. Ao final, entre pela porta da esquerda. Na nova sala, pule para evitar o chão falso na frente dos Mísseis (Item 033), . Assim que pegar essa carga, mantenha o direcional para a esquerda pressionado para que Samus se agarre à abertura na parede. Mate os inimigos e atire um Míssil no teto para pegar outra carga de Mísseis (Item 034), .

Desça, entre pela porta da direita e suba novamente pelos espinhos (note como os parasitas azuis fogem de você agora). Entre pela porta da direita, suba e entre na porta. Você estará na sala escura com vários parasitas azuis. Faça seu caminho até a porta cinza de cima, na parte noroeste da sala. No corredor vertical, ignore a primeira porta da esquerda e entre na porta cinza da direita, logo acima. Atravesse a sala com os parasitas azuis, atirando nos blocos para abrir caminho e entre na porta. Você verá uma carga de mísseis, mais ela é falsa. Atire um míssil nela e depois estoure o canto inferior direito para encontrar a verdadeira carga (Item 035), .

Agora, apenas retorne para a Navigation Room (use o mapa para não se perder). Agora que possui a Varia Suit, você poderá adentrar o Sector 5 (ARC) para fazer o download dos Ice Missiles. Siga para lá imediatamente.

Missão 07

Sector 5 (ARC)

Na Navigation Room, o computador avisará que a sala da Data Room local está travada por portas amarelas. Avance e, depois da Recharge Room, caia e grude-se nos espinhos da esquerda, na mais alta possível. Mire para a parede da direita e atire dois mísseis para liberar uma passagem. Passe por ela e entre na porta cinza.

Na nova sala, desça, mate os dois inimigos azuis, e pule nas plataformas da direita. Agarre nos espinhos logo acima e suba. Mate mais dois inimigos azuis, caia e entre na porta cinza para chegar na área congelada do setor. Siga para a direita e, quando encontrar a porta vermelha, caia. Siga agora para a esquerda e atire no chão quando ficar sem saída. Entre na porta cinza e, no novo corredor, mate todos os inimigos. Encoste po portão metalico e corra em direção à porta (atire para abrí-la). Você quebrará o chão perto da parede da direita. Continue descendo e entre pela porta cinza no extremo sudeste da sala.

Estoure uma bomba na parede e libere o caminho para a direita. Na nova sala, caia e atire no chão para abrir uma passagem. Siga para a esquerda até encontrar a Security Room para destravar as portas amarelas.

Entre pela porta amarela e suba o corredor vertical. Quando estiver sem saída, atire no teto para abrir uma passagem e passe pela porta amarela. Passe pela Save Room, atravesse o corredor e você estará de volta na primeira sala congelada. Suba e entre na porta cinza logo acima da vermelha e siga até a Data Room para fazer o download dos Ice Missiles.

Vá para a direita e atire no chão. Caia e pendure-se nos espinhos da direita. Atire um míssil no inimigo mais acima para congelá-lo e use-o para acessar a porta cinza da esquerda. Você verá um Energy Tank, mas ele é falso. Mate-o e use bombas no canto inferior esquerdo para encontrar o verdadeiro Energy Tank (Item 036), .

Saia da sala, caia e, no canto inferior direito, há uma passagem escondida. Vire Morph Ball e entre nela. Atire no canto direito do teto e mate o inimigo mas não pegue o parasita que ele liberar. Deixe que este se transforme num inimigo azul. Quando ele pular, pule junto e congele-o com seus mísseis. Use-o para alcançar a plataforma superior. Mate o outro inimigo e espere que o parasita se transforme no inimigo marorm. Congele-o e atire no teto para revelar uma carga de Mísseis (Item 037), .

Volte agora para a sala imediatamente anterior à da Save Room (duas telas para a esquerda). Espere o parasita se fundir ao inimigo e congele-o para alcançar a plataforma superior. Entre na porta da esquerda e mate o inimigo que está no teto. O parasita irá se transformar no mesmo inimigo, só que mais perto da porta da direita. Mate-o novamente e o parasita irá se fundir com o inimigo do chão. Congele-o e encoste no canto direito da plataforma superior. Corra para a esquerda (atire para abrir a porta) e você quebrará a parede da outra sala. Suba e entre na porta amarela.

Pule, siga para a direita e, quando ficar sem saída, atire na parede da direita. Na nova passagem, pule e atire na parede da esquerda para revelar uma passagem que o permitirá subir o resto da sala até a porta cinza mais em cima, no extremo noroeste da sala.

Suba pelos espinhos da direita, mate os dois inimigos azuis e desça. Ignore a porta amarela na parede da esquerda e suba. Há um inimigo ao lado de uma porta cinza: congele-o quando ele pular, suba nele e faça a mesma coisa com o outro inimigo azul para alcançar uma porta cinza à esquerda e pegar mais uma carga de Mísseis (Item 038), . Saia, desça e entre pela porta amarela da esquerda. Mate o inimigo no teto e exploda o canto superior direito da tela para achar outra carga de Mísseis (Item 039), .

Quando sair da sala pela esquerda, um alarme começará a tocar, com o som de "Emergency in Sector 3". Corra para a Navigation Room. O computador dirá que você precisa ir para a Control Room e você só terá seis minutos antes que tudo exploda. Corra imediatamente para o Sector 3 (PYR).

Missão 08

Sector 3 (PYR)

Na primeira sala com inimigos, desça o máximo possível e entre na porta cinza da direita. Atire no switch do portão, encoste na porta cinza e corra para a sala da direita para quebrar o chão. Entre na porta cinza e você estará num grande corredor vertical. Caia até o final e entre na porta verde da esquerda.

Use os espinhos no teto para atravessar a sala, tomando cuidados com os inimgos e as labaredas de fogo. Na nova sala, espere o iniimgo da parede se deslocar e congele-o para conseguir alcançar a plataforma superior. Siga para a direita por mais duas telas e repita a mesma operação de congelar o inimgo para alcançar a porta à esquerda. Pule nas plataformas e mate o inimigo na parede com seus mísseis. Continue avançando pela sala, matando os inimigos e tomando cuidado com o chão falso que fica logo acima dos espinhos da parede e entre na porta cinza da esquerda. Continue pela esquerda até chegar à sala do Main Boiler.

Use as plataformas para subir, mate o olho que guarda a porta e você chegará na Control Room. Você encontrará um cientista mexendo no painel. Use a seção de chefes para saber como derrotá-lo. Depois, absorva o parasita para recuperar a habilidade Wide Beam, que deixa o seu tiro de canhão mais largo. Mexa no painel para ligar o cooler e impedir que o desastre ocorra.

Use seu mapa para se guiar e volte por todo o caminho até a sala com duas portas verdes. É bem fácil, o caminho é único e não há como se perder. Agora, entre pela porta verde da direita. Mate os inimigos e estoure uma bomba na parte superior da plataforma central para encontrar uma carga de Mísseis (Item 040), . Agora, estoure o canto inferior direito da sala para abrir uma passagem. na nova sala, congele o inimigo para que você possa alcançar a plataforma superior e entrar na porta.

Nesta sala, siga um pouco para a direita e pule na primera plataforma. Esta é a única verdadeira. Congele os iniimgos e use-os como plataforma para prosseguir. No final, você encontrará um Energy Tank (Item 041), . Siga pela pequena passagem que vai para a esquerda e você encontratá mais alguns Mísseis (Item 042), . Ao final, abra o portão metálico e entre na porta.

Volte para a sala com as duas portas verdes (o grande corredor vertical). Suba-o totalmente e entre na porta cinza da esquerda. Estoure bombas para abrir a passagem, estoure outra bomba no final e, ao invés de subir, desça e caia no chão falso da esquerda. Siga duas salas para a esquerda e você estará na primeira sala do setor. Vá para a esquerda, ignore a porta cinza no chão e entre na outra porta logo acima.

Use os espinhos para passar pela sala e tenha muito cuidado com as labaredas de fogo pois, se cair, tomará muito dano e pode ser demorado de voltar. Entre na porta e pegue a carga de Mísseis (Item 043), . Estoure bombas no canto inferior esquerdo e siga pela passagem, atirando em todos os blocos para deixar o chão plano. Volte para onde estava a carga de mísseis e corra para a direita. Carregue um Super Jump e use-o para destruir os blocos ao lado da parede. Agora volte, carregue outro Super Jump e, desta vez, ao invés de soltá-lo, use um Wall Jump para alcançar a plataforma superior. Chegue um pouco para frente e direcione o Wall Jump para cima para alcançar a plataforma com um Energy Tank (Item 044), .

Agora, apenas retorne todo o caminho pela direita e volte para a Navigation Room. O elevador central foi consertado e sua próxima missão será no Main Deck (MM). Suba para lá.

Missão 09

Main Deck (MM)

Olhe seu mapa e veja o local marcado pelo computador. Você precisa pegar um elevador para chegar ao local. Portanto, siga para a esquerda até a Navigation Room e depois suba, entrando pela porta verde à esquerda para pegar o elevador. Você chegará ao Habitation Deck.

Salve o jogo se quiser e entre na porta verde da esquerda. Na nova sala, surgirão parasitas que formarão inimigos nas paredes. Congele o primeiro enquanto ele estiver retraido na parede e use-o para pular para a plataforma com a porta verde, mas não entre nela. Espere o outro inimigo se estender e use-o para alcançar a porta verde mais acima. Entre nela.

Na nova sala, repare que há dois quadrados em destaque no chão. Atire no segundo. Caia e destrua o quadrado em destaque. Caia novamente e você vai encontrar uma carga de Mísseis (Item 045), . Volte para a sala com os inimigos na parede e congele-os da mesma forma de antes para entrar na porta verde mais ao alto.

Agora, destrua o segundo quadrado em destaque novamente e caia. Atire na parede da esquerda para destruí-la e siga para a direita até a porta verde, sem sair. Corra para a esquerda e você quebrará o chão. No primeiro andar, a parede da esquerda é falsa. Pule nela para encontrar uma passagem. Suba pelo novo corredor, usando os espinhos e congelando os inimigos e você chegará ao computador que liberará os Etecoons e Dachoras.

Missão cumprida. Desça pelo elevador, passe pela porta verde e desça novamente até a Navigation Room. O computador dirá que você deve ir para o Sector 5 para fazer o download das Power Bombs. Prossiga para a direita e, no grande corredor que antecede o elevador que dá acesso aos setores (com o teto e o chão roxos), corra e ignore o elevador. Você vai entrar na sala quebrada pelo SA-X no inicio do jogo e vai quebrar a parede para pegar uma carga de Mísseis (Item 046), . Agora desça e vá para o Sector 5 (ARC).

Missão 10

Sector 5 (ARC)

Ao sair da Recharge Room, caia no corredor vertical e entre na porta amarela da esquerda. Mate os inimigos, vire Morph Ball e pule colado na parede esquerda da plataforma central para pegar a carga de Mísseis (Item 046), . Depois, siga todo o caminho para a direita até chegar à sala congelada. Lá, entre na porta cinza da direta logo abaixo da vermelha para chegar à Data Room, onde você poderá fazer o download das Power Bombs .

Saia pela direita, atire no chão e caia por todo o corredor vertical, entrando na porta amarela da esquerda. Use uma Power Bomb e uma passagem se abrirá no chão. Passe por ela e entre na porta. Na nova sala, corra imediatamente para a esquerda e se esconda atrás do pilar, pois o parasita SA-X entrará na sala. Dessa vez, ele não sairá da sala. Espere que ele volte para perto da porta e use uma Power Bomb para explodir a parede da esquerda. Entre pela passagem no meio da parede e corra para a porta da esquerda.

Na nova sala, estoure mais uma Power Bomb e você terá acesso à primeira carga delas (Item 047), . Suba pelos espinhos da parede e, ao invés de entrar na porta da esquerda, estoure mais uma power bomb para abrir caminho por cima. Congele os inimigos para alcançar a porta superior e você encontrará outra carga de Power Bombs (Item 048), . Volte, desça e entre na porta cinza da esquerda. Saia da Security Room pela esquerda e suba o corredor e entre na porta da direita. Passe pela Save Room e, na sala seguinte, use uma power bomb para derrotar o inimigo verde e amarelo.

Saindo pela esquerda, suba um pouco para ver outro inimigo verde e amarelo. Estoure uma power bomb para abrir caminho e matar o inimigo. Na nova sala, a maior parte do chão é falso, portanto congele os inimigos na metade de sua trajetória e use-os como plataforma para chegar no outro canto da sala. Tome cuidado com o chão falso e pegue mais uma carga de Power Bombs (Item 049), . Agora apenas use seu mapa para se guiar e volte para a Navigation Room. O computador pedirá que você volta a sua nave, onde ele lhe dará maiores instruções sobre a missão seguinte.

Missão 11

Main Deck

Quando estiver subindo pelo elevador principal para voltar ao Main Deck, ele parará de funcionar. Estoure algumas bombas na parede da direita para revelar um caminho. Siga pela direita e, quando ficar sem saida, vire bolinha e entre na passagem escondida no canto superior da parede. Você verá Ridley congelado e um parasita sairá dele. Prossiga e você cairá em outra passagem.

Na nova sala, estoure uma power bomb para abrir uma passagem à esquerda. Siga por ela e, no final, estoure outra power bomb para encontrar mais uma carga delas (Item 050), . Siga para a direita agora e, quando chegar na sala seguinte, com caixas no chão, estoure uma power bomb para encontrar uma carga de Mísseis (Item 051), . Atire no teto e siga para a direita para chegar à sua nave e receber novas instruções.

Saindo da nave, siga para a esquerda até não poder mais. Estoure uma power bomb e uma passagem se abrirá na parede da esquerda. Desça por todo o corredor vertical, atirando quando ficar sem saída para liberar caminho, e entre na porta à direita. na nova sala, caia no chão e siga para a parede da direita. A porta no chão é uma Save Room, mas ela não está funcionando. Depois, use as plataformas para subir e entrar na porta mais em cima. Siga sempre para a direita, matando os inimigos roxos com tiros carregados ou mísseis e você encontrará um Energy Tank (Item 052), . Siga para a sala seguinte.

Siga para a direita e, quando ficar sem saída, atire no chão. Siga para a esquerda, mate o inimigo e estoure algumas bombas proximo à parede da esquerda para abrir caminho. Siga para a direita, atire no chão e, na nova plataforma, estoure uma bomba no canto inferior esquerdo para abrir caminho até uma carga de Mísseis (Item 053), . Depois, estoure bombas no chão próximo para descer e estoure mais uma bomba proximo à parede da direita. Caia, estoure outra bomba no meio da plataforma e siga para a direita para cair no bloco falso. Estoure mais uma bomba, siga para a esquerda, suba nos espinhos até o ponto mais alto e atire na parede da direita. Entre nela, estoure mais uma bomba, mate o inimigo na porta e prepare-se para mais um chefe. Consulte a respectiva seção para saber como derrotá-lo. Ao final, você absorvera a habilidade Space Jump.

Use sua nova habilidade para alcançar a plataforma da esquerda, no alto da sala. Mexa no computador para ativar o sistema auxiliar de energia. Na sala seguinte, uma Navigation Room, o computador pedirá que você encontre o sistema principal de energia. Siga para a esquerda e você estará na grande sala vertical, agora cheia de inimigos. Salve seu jogo na Save Room logo abaixo de onde você está e depois use seu Space Jump para encontrar uma pequena passagem no alto da parede da esquerda (use tiros para remover os obstáculos). Continue pela esquerda até chegar ao Sector 2 (TRO).

Missão 12

Sector 2 (TRO)

Assim que entrar, use uma power bomb para remover todos os obstáculos de vez e caia no chão falso. Você verá o SA-X. Tenha muito cuidado, pois um único tiro dele tira mais de três tranques de energia. Congele-o com seus mísseis e corra para a esquerda. Avance rapidamente atirando nos switches dos portões metálicos e, na sala seguinte, esconda-se atrás do pilar. Espere o SA-X sair e tudo estará seguro novamente.

Volte para a sala anterior e estoure bombas no chão para encontrar um bloco sensível a mísseis. Atire os mísseis nele e caia pela passagem, entrando na porta. na nova sala, estoure uma power bomb e uma passagem se abrirá por cima, permitindo que você entre pela porta da esquerda. Siga pela esquerda mais uma vez e você estará numa sala sem plantas. Use seu Space Jump para entrar por uma abertura no teto e atire na parede da direita. No final, você encontrará uma carga de Power Bombs (Item 054), . Volte, suba mais um pouco e entre na porta da direita para chegar a uma Save Room.

Siga mais duas telas para a direita e atire no teto para abrir caminho. Continue subindo, mate o inimigo da porta e prepare-se para mais um chefe. Consulte a respectiva seção para saber como derrotá-lo. Ao final, você absorverá o Plasma Beam, permitindo que seu tiro de canhão atravesse inimigos.

Vá pela direita e desça o corredor, entrando na porta ao final. Siga para a esquerda até a sala imediatamente antes da Save Room e suba-a até encontrar duas portas cinzas. Entre nada da direita. Mate os inimigos e pule na parede da direita para achar um bloco falso. Na nova sala, atire na parte direita da "estalactite" do teto para encontrar um Energy Tank (Item 055), . Volte e caia no corredor, entrando na Save Room. Siga para a sala da esquerda e caia, entrando na porta da esquerda que está no chão.

Suba o novo corredor com seu Space Jump e entre na primeira porta cinza à esquerda que encontrar. Congele os inimigos para alcançar a carga de Power Bombs (Item 056), . Caia no bloco falso abaixo da carga e, quando acabar de cair, use outra power bomb para revelar mais uma carga (Item 057), .

Suba, entre na porta e suba o resto do corredor, entrando pela porta da direita. Siga duas telas para a direita, suba e siga para a esquerda. Você estará na sala inicial do setor. Retorne à Navigation Room. O computador dirá que houve uma explosão no Sector 5. Corra para lá.

Missão 13

Sector 5 (ARC)

Após a Recharge Room, caia e atravesse as duas portas amarelas da direita. Use o Space Jump para subir o máximo possível e siga para a direita, matando os inimigos no caminho. Vire-se e corra. Quando estiver próximo à porta da esquerda, carrege um Super Jump. Pule, entre na porta e direcione o super jump para a parede para encontrar uma carga de Power Bombs (Item 058), .

Desça e siga sempre para a direita, até entrar na porta vermelha, que agora está destruída com a explosão (olhe seu mapa para não se perder). Você passará por cima da Data Room. Na sala seguinte, com inimigos, continue seguindo para a direita até a sala seguinte. Aqui, atire no chão e você cairá na água. Entre na porta da direita. Avance pela nova sala mas não entre na porta. Ao invés disso, suba, siga para a esquerda e entre na porta que encontrar. Suba o pequeno corredor vertical para sair da água e entra na porta.

Atire no teto onde estão os dois inimigos para abrir caminho e siga para a esquerda. Solte uma power bomb para matar os inimigos de uma vez só e revelar uma nova carga para seus explosivos (Item 059), . Volte e siga para a direita. Você vai encontrar uma porta quebrara e uma passagem por cima. Suba e, ao invés de entrar na nova porta, estoure uma power bomb para revelar uma passagem. Passe por ela e, no final do caminho, solte outra power bomb. Passe pelo teto falso e pegue a carga (Item 060), . A porta à esquerda é uma Recharge Room e a da direita é uma Save Room. Recarregue-se e salve seu jogo.

Depois, entre na porta quebrada logo abaixo da Save Room. Siga o único caminho possivel e mate o inimigo da porta. Na nova sala, estoure uma power bomb para revelar os blocos falsos no chão e o caminho até um Energy Tank (Item 061), . Caia na passagem no chão para encontrar Nightmare. Consulte a seção de chefes para saber como derrotá-lo. Ao final, você absorverá a Gravity Suit, que lhe permitirá andar na água livremente e não tomar dano na lava.

Abra a porta, enconste no canto direito e corra para a esquerda. Você quebrará uma parede na sala seguinte. Entre na porta da esquerda. Siga todo o caminho para a esquerda, desça o corredor vertical, e vá para a direita. Nesta sala, novamente ignore a porta cinza da direita e siga para a porta da esuqerda, no chão. No corredor vertical, mate os inimigos e depois agarre-se na pequena abertura da parede da direita. Use uma Power Bomb para encontrar o bloco sensível a um míssil e atire nele. Entre na passagem e, na sala seguinte, encontre o chão falso na plataforma superior que permitirá você alcançar o Energy Tank (Item 062), .

Retorne, e entre na porta da direita no chão. Mate todos os inimigos e encoste na porta da esquerda. Corra para a direita, atirando, e, depois que passar pela porta, você quebrará duas pequenas paredes. Carregue um Super Jump e solte-o entre as duas paredes recem quebradas para alcançar uma carga de Power Bombs (Item 063), . Caia no chão falso da esquerda e siga para a direita até o Sector 4.

MAIS NA PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO!!!

8 - Chefes

01. ARACHNUS

  • Localização: Main Deck (MM)
  • Estratégia: Ele é bem fácil. Atire Mísseis na parte sem o casco do inimigo para causar dano. Depois, ele poderá lançar uma onda de choque ou tocar fogo no chão. Use as beiradas nas parees para evitar tudo isso. Depois, ele entrará dentro do casco e irá tentar acertá-lo. Nessa hora, agarre-se na parede e pule para o outro lado. Agora, apenas repita a operação, lembrando-se de deixar uns três Mísseis sobrando. Quando ele morrer, o parasita X irá atacá-lo. Use um Míssil para acertá-lo, e, quando ele parar de piscar, repita a operação. Três Mísseis serão suficientes.

02. FAKE CHOZO STATUE

  • Localização: Sector 1 (SRX)
  • Estratégia: Outro chefe fácil. Apenas evite-o até que ele abra seu olho. Nesse momento, atire um Míssil para atingí-lo, e esteja preparado, pois o inimigo soltará um tiro no exato momento em que for atingido. Apenas repita a operação mais três vezes e ele será derrotado.

03. TOGO

  • Localização: Sector 2 (TRO)
  • Estratégia: No início, ele ficará pulando de um lado para o outro e depois dará um pulo (que não irá para o outro lado) e começará a descer até o chão, bem devagar. Nessa hora, atire quantos Mísseis conseguir na abertura do seu corpo para causar danos. Apenas repita a operação para derrotá-lo. Mas, fique esperto, pois ele fica mais veloz quando está para morrer.

04. SERRIS

  • Localização: Sector 4 (AQA)
  • Estratégia: Ele pode ser um chefe bem fácil se você souber lidar com ele. Fique grudado nos epinhos da parede da direita (fique na parte mais alta que puder) e carregue um Charge Beam. Quando a cabeça do inimigo passar perto de você atire para que ele tome dano. Ele ficará psicando e nadará mais rápido por alguns momentos, mas depois voltará ao normal. Quatro ou cinco tiros com o Charge Beam serão suficiêntes. E não se preocupe com o dano, pois ficando nos espinhos da parede da direita, você quase não será atingido.

05. SECURITY ROBOT

  • Localização: Sector 3 (PYR)
  • Estratégia: O segredo para vencê-lo é atingir o seu centro. Para isso, pendure-se no teto e, quando ele parar de pular, fique embaixo dele e atire a maior quantidade de mísseis que conseguir. Você pode também tentar atirar na diagonal se ele não estiver próximo, mas será mais difícil atingí-lo assim (mas não impossível). Quando ele arremessar uma bola metálica, fique exatamente embaixo dela, pois as labaredas de fogo que sairão dessa bola irão imediatamente para os lados e não o atingirão. Tome cuidado pois qualquer dano fará você cair no chão.

06. FAT CORE-X

  • Localização: Sector 6 (NOC)
  • Estratégia: Este chefe é bastante simples. Carregue seu tiro de canhão e atire nele sempre que possível. Mísseis não farão efeito algum. Quando ele se transformar no parasita, você verá que ele já está bem mais resistente, mas o procedimento para derrotá-lo continua o mesmo.

07. MAD CIENTIST

  • Localização: Sector 3 (PYR)
  • Estratégia: Outro chefe simples. Atire no cientista até que ele se transforme num parasita gigante. Depois, atire nele quando seu olho abrir e lembre-se de pular imediatamente, pois ele atacará assim que for atingido. Logo, ele será derrotado.

08. ARANHA

  • Localização: Main Deck (MM)
  • Estratégia: No inicio, ele soltará três chamas de fogo, nos cantos e no meio da tela. Depois, ele começara a andar pela tela. Fuja e vire bolinha quando necessário para evitar que ele agarre você. Se isso ocorrer, fique apertando para os lados freneticamente para que ele lhe solte mais rápido. Quando ele abrir a boca, atire a maior quantidade de mísseis que conseguir e depois corra para os lados, pois ele soltará mais chamas de fogo. Repita o processo até que sobre apenas sua cabeça. Ela ficará pulando e atirando objetos pela tela, com a boca sempre aberta. Atire mísseis lá dentro até ela ser destruída.

09. MOTHER PLANT

  • Localização: Sector 2 (TRO)
  • Estratégia: Assim que cair, pule na plataforma mais alta e fique o mais próximo possível do chefe. Fique alternando entre atirar mísseis no chefe e atirar nas pequenas sementes que vão em sua direção. Quando a cabeça do chefe cair, as sementes pararão de cair e o chefe começará a atirar. Se ele atacar por cima, abaixe-se e continue atirando. Se ele atacar por baixo, pule e atire. Quando ele virar parasita, espere o olho abrir para atacar.

10. NIGHTMARE

  • Localização: Sector 5 (ARC)
  • Estratégia: Esse é um pouco difícil. Carregue seu tiro de canhão e atire no canhão que fica na "barriga" do inimigo. Fique embaixo dele e mire na diagonal para fazer isso com facilidade. Quando o canhão for destruído, fique nos espinhos da parede da esquerda e atire mísseis em seu rosto até ele chegar bem perto. Nesse momento, use seu Space Jump para fugir dele e repita a operação até ele ser destruído.

9 - Itens

Descrição dos Itens

Bombs: As bombas são armas utilidadas no modo Morph Ball, para destruir coisas no chão, ou em passagens estreitas. Elas também destroem inimigos.

Charge Beam: O Charge Beam permite que você carregue o seu tiro de canhão, deixando-o mais poderoso e destruindo os inimigos com mais facilidade.

Diffusion Missiles: Os Diffusion Missiles permitem que você carregue o poder de seus Mísseis, tornando o seu alcance de poder maior.

Energy Tank: Um Energy Tank adiciona 99 pontos à sua energia. Após a energia de um tanque acabar, outro tanque será usado. Existem 20 tanques ao todo.

Gravity Suit: A Grativy Suit permite que você desafie a gravidade e ande pela água sem ficar mais devagar, alem de deixar a defesa 50% melhor que a original.

Hi-Jump: O Hi-Jump permite que você pule muito mais alto, podendo então alcançar lugares inatingiveis anteriormente, quando o salto era menor.

Ice Missiles: Os Ice Missiles adicionam poder congelante aos Mísseis, congelando qualquer inimigo atingido por um desses.

Jump Ball: O Jump Ball pode se provar um item muito útil ao jogador. Ela permite que você pule enquanto está na transformado em Morph Ball, podendo então pular durante aqueles túneis estreitos.

Mísseis: Os Mísseis são de excelente utilidade para destruir os inimigos mais resistentes ao tiro de seu canhão. Também muito útil para abrir passagens nas paredes. Existem 48 cargas de Mísseis ao todo, com 5 mísseis por carga (240 + 10 ao fazer o download da arma = 250 Mísseis).

Morph Ball: A Morph Ball é um dos item mais tradicionais da série Metroid. Ela faz com que Samus Aran se transforme numa pequena bola, permitindo que ela penetre nas passagens mais estreitas.

Plasma Beam: O Plasma Beam permite que o seu tiro de canhão atinja os inimigos e atravesse-o, até atinjir os outros, parando apenas quando encontrar uma parede.

Power Bombs: As Power Bombs são bombas muito especiais com um alto poder de destruição. É muito útil para quando você quiser destruir muitos inimigos de uma vez só ou descobrir grandes passagens com apenas um disparo. Existem 32 cargas de Power Bombs ao todo, com 2 Power Bombs por carga (64 + 10 ao fazer o download = 74 Power Bombs).

Screw Attack: O Screw Attack garante a você um escudo protetor que é capaz de destruir qualquer coisa, seja ele um inimigo ou uma parede ou plataforma mais fraca. Ele garante também imunidade a ataques dos inimigos enquanto você pula.

Space Jump: O Space Jump faz com que você pule no ar indefinidamente. Para tanto, pule uma vez e, quando começar a cair, pule novamente.

Speed Booster: O Speed Booster permite que você corra a uma velocidade surpreendente, capaz de destruir os inimigos no seu caminho e algumas paredes, com o Super Jump (veja a parte de Técnicas Avançadas, na seção nº 6, para saber como executar um Super Jump).

Super Mísseis: Os Super Mísseis são uma versão muito mais poderosa dos tradicionais Mísseis. Um Super Míssil é equivalente a três Mísseis quando se fala em poder.

Varia Suit: A Varia Suit protege Samus Aran de temperaturas extremas (tanto quente quanto frio). Além disso, garante uma defesa 25% melhor.

Wave Beam: O Wave Beam permite que os seus tiros de canhão atravessem as paredes, tornando mais fácil atingir inimigos que, anteriormente, estavam fora de alcance e atingir objetos com mais facilidade.

Wide Beam: O Wide Beam faz com que o seu tiro de canhão fique mais largo, permitindo atingir os inimigos e objetos com mais facilidade.

Listagem e Ordem dos Itens

INDISPONÍVEL TEMPORARIAMENTE

10 - Dicas e Truques

Fusion Suit em Metroid Prime: Para obter a Fusion Suit (a armadura usada em Metroid Fusion) em Metroid Prime, do GameCube, termine Prime e use o cabo de conexão do GBA com o GC e você terá a opção de transferir a Fusion Suit para Samus vesti-la em Metroid Prime.

Jogar o Metroid do Nintendinho: Para jogar o primeiro Metroid lançado, para o Nintendinho, termine Metroid Fusion e use o cabo de conexão do GBA com o GC para transferir o joguinho para o GC.

11 - Créditos

Agradecimentos Especiais:

R&D1: Por fazer o game.

Eu: Por escrever esta FAQ.

Leitores: Por lerem minha FAQ.

12 - Contato

Se, por qualquer motivo, precisar entrar em contato comigo, seja para conversar, agradecer por escrever esta FAQ, pedir ajuda em alguma parte do game, ou mandar informações que não estão contidas na FAQ (neste caso, se a informação for colocada aqui, você receberá todo o crédito na seção Créditos), mande um e-mail para o endereço abaixo. Ficarei feliz em poder ajudar.

andrelealonofre@gmail.com

Se você tiver uma conta no Twitter e quiser me seguir ou apenas entrar em contato, procure por:

@decoonofre

Caso queira ver outras FAQs e reviews escritos por mim, vá ao endereço abaixo para ver todas elas.

http://www.gamefaqs.com/features/recognition/41197.html

FIM DO ARQUIVO

(0.0359/d/www3)